sexta-feira, 29 de outubro de 2010

DAMAS!!!


Rainhas da Criação Mundial

Não é de hoje, que tenho enorme respeito, pelas linhas maternas de um pedigree. Ela dita as regras num geral, no tocante a onde poderemos chegar, com um animal. Se o garanhão é importante, digo que a reprodutora é fundamental. Muitos desenvolvem teorias, conceitos, para definir algo que a pista seleciona ao natural. Cada um tira suas conclusões. Quem estuda e observa mais, sempre sai na frente, e colhe melhores frutos.

Para um rápido entendimento, dosagem significa a mistura adequada das aptidões, para gerar velocistas, milheiros, fundistas ou Stayers. O turfe brasileiro atual, tem desviado sua vocação natural na criação de fundistas e milheiros. A moda é velocidade e precocidade. Não importa se aos 4 anos, estes mesmos produtos, estejam correndo claimings ou recheando noturnas de segunda-feira. O que eles querem é seguir a moda.

Quando buscamos um animal para distâncias alentadas, buscamos sires com de cargas genéticas mais apropriadas para tal (fundistas). Se a pretensão é gerar um velocista, usa-se maior quantidade de sangues de velocidade em regra. Lembre-se, que não existe comprovação científica, para transmissão de aptidão locomotora. Vários fatores contribuem na formação do produto em questão.

Importante lembrar, que grandes éguas, exercem em muitos casos, marcante influência nas aptidões corredoras de grandes campeões, podendo serem consideradas, perfeitas "Rainhas na Reprodução ". Friar’s Daughter, Lady Josephine, Lady Juror, Myrawalla, Mumtaz Mahal, Myrobella, Polly Flinders, Rough Shod e The Squaw têm capacidade de transmitirem, vocação para velocidade. Apenas, como exemplo, Maniatao, bem sucedido produtor, e pai de grandes velocistas no Brasil, acusava em seu pedigree as presenças de Lady Juror, Lady Josephine e Mumtaz Mahal. Devemos citar ainda, Hang Ten - com inbeeding em Mumtaz Mahal da razão de 4 x 5 - ; excelente avô materno em solo nacional, onde deixou sua marca, pelos craques : Val de Grace (GP. São Paulo Gr.1 - invicto), Flying Finn (GP. Brasil Gr.1), além de Murano e Old Pretender (GP. Cruzeiro do Sul Gr.1 - Derby).

O craque argentino Forli (Aristophanes) - Tinha inbreeding 4 X 4 em Lady Juror (GB). O fenomenal sire Sadler´s Wells (USA) - Tem seu pedigree, em sua linha baixa.

Abernant (GB) - Famoso sprinter, tem como segunda mãe, Mumtaz Mahal, sendo este o 2º avô materno de nosso conhecido St.Chad (GB), importante fonte de velocidade, que mesmo assim, gerou ainda, ótimos fundistas - Bretagne (Brz) GP. São Paulo G.1, Asola (Brz) GP. Diana G.1), etc...

Mahmoud (Fr) - Importante semental, tem como segunda mãe, Mumtaz Mahal (GB) - É o 2º avô materno de Northern Dancer.


Almahmoud (USA)
Maniatão (Arg)
Nogara (Ity)


Outro grupo de fêmeas ilustres representado por Almahmoud, Boudoir II, Judy O’Grady, La Troienne, Pretty Polly, Qurrat-Al-Ayn e Schiaparelli, seria responsável pela transmissão conjunta de velocidade e classicismo, o que modela bem a aptidão da classe "intermediate" de Varola. La Troienne está presente, tanto no pedigree de Make Tracks, como no de Buckpasser, o primeiro velocista e o segundo um belo exemplo de animal de grande classicismo, ainda muito respeitado nas pistas, pelos seus descendentes em atividades reprodutivas. Buckpasser, aparece como 2º avô materno de Danehill (USA) - Atual Chefe de Raça, do turfe moderno. Seus filhos, sempre gerando craques. Uma sensação nas pistas !!!

Descende de Schiaparelli - o respeitado sire Shantung (Fr) pai de Felicio (Fr) - Elemento refinado de pedigree, que gerou o Tríplice Coroado Itajara (Brz) e Romarin (Brz) - (barbarizando nas pistas como sire).

Buckpasser (USA) - No Brasil, se faz presente pelo sangue de Giant Gentleman (USA) - já mostrando serviço em Gr.1, Gr.2. Não podemos esquecer de citar, que Spend a Buck (USA) - vencedor do Kentucky Derby Gr.1, gerou muitos craques aqui no Brasil. Um sangue notável para grama, ou areia.

Almahmoud (USA) - Presente na linha materna dos importantes sires, Northern Dancer (Can), Danehill, Halo, Machiavellian (inbree 4x4), Jules, Burooj, entre outros. Uma das modernas "dosadoras" da criação americana. São comuns inbreedings sobre ela, nos atuais cruzamentos, ao redor do mundo.

Aurora, Astronomie, Crepuscule Dalmary, Djezima, Feola, Myrtlewood, Phase, Reliance III, Sister Sarah, Teresina e Zariba e Frizette (destacada em matéria recente, neste jornal), são transmissoras de evidente classicismo, consagrado no mundo inteiro, sendo que estes nomes podem ser encontrados em muitos pedigrees de ganhadores de Derby.

O grupo responsável por consistência e coragem, podemos citar, Book Law, Double Life, Nogara, Miss Disco, Plucky Liege, Scapa Flow, Selene, Trustful, Veneta. Nomes encontrado em muitíssimos cavalos, portadores de campanhas, que exigiram imenso combate, entre grandes valores de maravilhosas gerações, como é o caso de Nearco, filho de Nogara, que venceu o Grand Prix de Paris sobre Bois Roussel, sendo este, filho da sensacional Plucky Liége.

Selene (16 vitórias (1.000 a 2.800m) em 22 atuações). Égua de altíssimo valor genético, produziu gerou 14 elementos, dentre eles 3 chefes de raça : Hyperion, Pharamond e Sickle.

O último grupo é constituído por apenas três éguas que parecem dotadas do poder de transmitirem a stamina necessária para os grandes percursos, quais sejam Brownhylda, Brulette (Prix du Cadram G.1 em 4.000m) e Amber Flash. Essa aptidão para os percursos longos ainda pode ser transmitido por algumas das éguas do grupo anterior.

Mumtaz Mahal um dos fenômenos da criação internacional, tanto em aspecto, como corredora extraordinária. Brownhylda, foi uma das raras transmissoras de resistência e stamina. Tinha tipologia de animal fundista.

Temos que respeitar toda influência e aptidões, que elas transmitiram, aos seus descendentes, ao longo de várias gerações. Algumas delas chegam a preponderar sobre a parte masculina, como é o caso de Scapa Flow, mãe dos irmãos inteiros representados pelos chefes de raça Fairway e Pharos, além da potranca Fair Isle. Temos a convicção de que sem a presença de Scapa Flow, jamais Fairway conseguiria ganhar 12 corridas, inclusive provas em distâncias alentadas, como os Eclipse, Newmarket e Champion Stakes (todas em 2000m) e ainda a famosa e seletiva prova para stayers, o St.Leger (2800m), assim como Pharos não teria triunfado em 14 oportunidades, inclusive na Liverpool Cup (2400m). O contra-argumento seria a influência de Chaucer (St. Simon), o avô materno, mas parece perfeitamente comprovável que apenas ele, como transmissor de stamina, não seria suficiente para garantir a resistência desses filhos de Phalaris, não fosse a presença de Scapa Flow.

Pharos e Fairway - ; estão presentes na linha alta e baixa de Quipardo (Pharas) - 1º avô materno de Cacique Negro (Brz) - um dos melhores corredores do Brasil, de todos os tempos.

Zenabre (Brz) - Pharas (Pharis) por Pharos - Mãe por Seventh Wonder (GB) por Pharos

Clackson (Brz) - I Say (Sayajirão) por Nearco (Pharos) - Mãe por Pharas (Pharis) por Pharos

Immensity (Brz) - Zenabre por Pharas (Pharis) por Pharos - Mãe por Mountmartre (Full Sail) por Fairway

Se analisado o pedigree de Fair Copy, ganhador de 8 corridas, desde os 1000 metros do Chesham Stakes, até os 2000 metros da Atlantic Cup, mais os places nas provas de fundo como o St. Leger e o Jockey Club Stakes, ambos em 2800 metros, apenas a presença do "staminado" Sunstar não seria suficiente para garantir tais façanhas. Característica que passou, quase que intacta, a sua filha Mumtaz Mahal. Já sua filha Lady Juror, elemento também muito veloz, teve a capacidade de ganhar o Jockey Club Stakes, em 2800 metros, certamente por influência de seu pai, Son-In-Law, mas revelou-se como transmissora de velocidade, através de seus filhos e netos, como Fair Trial (milheiro e um dos paradigmas da velocidade), Festoon (sprinter a milheira), Neolight (idem), The Recorder (sprinter, mas que alcançou a milha e meia) e Tudor Minstrel (extraordinário sprinter/miler), entre outros.

Lembrar, que Sallust (GB) por Pall Mall - Palestine (Fair Trial) - É o 1º avô materno da grande revelação na criação nacional : Romarin (Itajara). Será isso sorte ou qualidades em seu pedigree ?

Outras dessas "Rainhas" ainda se caracterizaram como transmissoras de temperamentos fortes, às vezes até de caráter instável, como foi o caso de Feola que, segundo o hipólogo John Aiscan era égua de péssimo gênio, que acabou transmitindo a muitos de seus descendentes. Principalmente as transmissoras de velocidade (Mumtaz Mahal, Lady Juror e Lady Josephine), assim como muitas daquelas éguas consideradas clássicas Astronomie, Djezima e Zariba, entre outras, seguem em muitos casos a tendência de predominar sobre os machos.

Lady Josephine foi reconhecida como uma das éguas mais velozes de seu tempo. Scapa Flow, um dos primeiros admiráveis exemplos de prepotência feminina. Lady Josephine, a grande raiz de velocidade pura e mãe de duas das mais extraordinárias éguas da criação mundial : Lady Juror e Mumtaz Mahal. Feola, uma "dama"de péssimo gênio, mas transmissora de alta qualidade. Para se ter uma idéia, da importância de Mumtaz Mahal nos dias atuais, devemos citar, que a craque Zarkava (Ire) F.2005 - ganhadora do Prix de L'Arc de Triomphe G.1, invicta em sete atuações (5 x G1), pertence ao seu veio materno.





Lady Juror (GB)
Scapa Flow (GB)
Mumtaz Mahal (GB)


Além das broodmares inglesas, irlandesas, francesas e norte-americanas, temos que citar ainda, com grande influência nos pedigrees internacionais, éguas oriundas da Itália, Alemanha, América do Sul e Argentina. Do Brasil, destaque para, Risota (Thignon Lafré, Rabat, Lucky And Fast, Drambuia, Only Once, Clouet, Play Violin, entre outros). Embora o número de éguas analisadas seja muito pequeno em vista do imenso universo de grandes produtoras, elas merecem destaque, pelo simples fato de terem formados verdadeiros clãs na criação do puro de sangue de corridas, ajudando na aptidão de um animal.

No grupo "classic" devemos citar ainda, as argentinas Crescent, Fallow e Sierra Leona. Ainda devemos mencionar as brasileiras Colita e Queen Fairy. Bella Paola, uma das mais importantes éguas, originária do sangue alemão, e que difundiu sua descendência para outros países. Outro time de alto nível, deve ser lembrado : Carissima, Lady Be Good, Lea Lark, Montagnana, Sansonnet, Source Sucrée, Striking e Pocahontas.

Striking (USA) - Deixou sua colaboração aqui no Brasil, já que Effervescing (USA) pai de Sweet Eternity (GP. São Paulo G.1), Midnight Tiger (USA) e Redattore (Brz) Sire G.1, descendem dela. Smarty Jones (USA) - 1º Kentucky Derby G.1 e Preakness G.1, tem sua presença na linha materna. Devemos citar ainda : Private Account (USA), Woodman (USA) e Mutakaddin. Etc.

Lady Be Good (USA) - Dela descendem os consagrados : Zizal (G1), Polish Precedent (G1), Mining (G1), entre outros.

Bella Paola (Ger) - Filha de Rhea II (Ger) - sendo esta, 3ª mãe de nosso conhecido Henri le Balafré (Fr) - Sire consagrado.

Pocahontas (USA) - Deixou sua marca, pelo pedigrees de nosso conhecido, Present The Colors (USA) - via linha alta, Tom Rolfe. Produziu : Satyr (Brz) - 1º Derby Paulista G.1; - Uneasy Plum (Brz) - 1º GP. Diana G.1 etc. Outro que merece destaque, é Baligh (Ire) por Sadler´s Wells - já que Pocahontas - é sua terceira mãe. Como esquecer de seu filho, Straight Flush (Brz) - vencedor do GP. Brasil e São Paulo G.1. Já se destacando avô materno G.1, por seu filho Starman. Suas filhas valem ouro, alguém se deu conta disso ? New Colony (French Colonial) - por Tom Rolfe (Ribot x Pocahontas) - Pai de Gorylla (Brz) - GP. Carlos Pellegrini G.1.

É evidente que muitas outras éguas de grande prestígio na criação internacional, ficaram de fora desta pequena matéria. Algumas delas, devem ser citadas, como integrantes desse grupo de elite, tais como : Arbitrator, Aspidistra, Big Event, Flaming Page, Galla Colours, Intriguing, Missy Baba, Mixed Marriage, Neocracy, Rustom Mahal, Segula, Pocahontas e Concertina, entre outras. Todas elas, fazem parte também, deste time de fantásticas broodmares. Ao longo de várias gerações, continuam respondendo nas pistas, porque são consideradas, verdadeiras "Rainhas da Criação Mundial".